sábado, 18 de agosto de 2012

Governo abre 2.597 vagas em cursos técnicos do Pronatec FIC


O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), irá ofertar 2.597 novas vagas para o Programa Integrado de Educação Profissional e Técnica (Pronatec) na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC). O edital de seleção e matrículas para os cursos, que fazem parte da Rede Formar (Programa Integrado de Educação Profissional), foi divulgado no Diário Oficial desta sexta-feira (17).

O Pronatec FIC, de qualificação profissional, com duração mínima de 160 horas é ofertado pelo Ifes, Senac e Senai, e tem como foco a qualificação de alunos do 2º e 3º anos do ensino médio e 2ª e 3ª etapas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Serão 19 cursos diferentes em 92 turmas, ofertados em municípios da Grande Vitória, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Colatina, São Matheus, entre outros. Entre as opções vagas para curso de soldador, mecânico, operador de computador e desenhista mecânico.

Para Douglas Diniz, que faz o curso de Manutenção de Computadores, essa é uma grande oportunidade para quem deseja obter mais qualificações e conseguir uma ocupação no mercado de trabalho. “Acredito que estudar e adquirir novos conhecimentos é sempre bom”, destaca.

Inscrições
As inscrições poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira (20), exclusivamente pela Internet, no endereço eletrônico: www.educacao.es.gov.br, no ícone INSCRIÇÕES PRONATEC/PROITEC, e seguem até o dia 14 de setembro
A seleção dos candidatos será realizada de acordo com a ordem de inscrição, até o preenchimento total do número de vagas para cada curso e turno. O resultado da seleção será divulgado no dia 18 de setembro nos sites da Sedu (www.educacao.es.gov.br), Ifes (www.ifes.edu.br/), Senac (www.es.senac.br) e Senai (www.senai.br/portal/), a partir das 10 horas. O início das aulas está previsto para o dia 27 de setembro.

Rede Formar 
O Rede Formar constitui o programa estruturante do Governo do Estado com o objetivo de ampliar a formação técnica e profissional. Em suas diferentes modalidades de oferta, o programa reúne as redes de ensino federal, estadual e privada, além de articular-se com as políticas nacionais, a exemplo do Pronatec, como forma de potencializar os esforços para o atendimento ao ensino técnico.

Pronatec
Desenvolvido pelo Governo Federal, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), tem como meta formar mais de três milhões de profissionais até 2014, para isso irá contar com parcerias com o ensino federal, escolas públicas e órgãos do Sistema S de ensino (Sesc, Senai, Senac e Senat).









Fonte:  Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

;