quarta-feira, 12 de setembro de 2012

PRONATEC oferece 23 mil vagas em cursos para o Estado até 2013


O Governo Federal vai selecionar 23 mil pessoas no Espírito Santo e oferecer cursos gratuitos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Para 2012, estão abertas as inscrições para concorrer a 2.597 vagas, que serão destinadas a alunos da rede estadual de ensino. As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (14), pelo do site www.educacao.es.gov.br no ícone Pronatec/Proitec.

As chances são na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC) e são destinadas a alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio da rede estadual e 2ª e 3ª etapas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os cursos serão oferecidos por diferentes instituições, como o Senac, Senai e Ifes e terão duração mínima de 160 horas. Ao todo, vão ser 19 cursos distribuídos em 92 turmas, que serão ofertados nos municípios da Grande Vitória, em Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Colatina, São Mateus, entre outros.

Os candidatos que não residem nos municípios onde serão realizados os cursos poderão participar do processo seletivo, desde que morem nas cidades do entorno. Entre os cursos oferecidos estão o de soldador, mecânico, operador de computador, e desenhista mecânico.

A seleção dos candidatos acontecerá pela ordem de inscrição até o preenchimento total do número de vagas para cada curso e turno.

O resultado será divulgado no dia 18 de setembro, nos sites:

Sedu (www.sedu.es.gov.br), Ifes (www.ifes.edu.br), Senac (www.es.senac.br) e Senai (www.senai.br/portal), a partir das 10 horas. A previsão é de que as aulas iniciem no dia 27 deste mês.

Plano Nacional

O Governo Federal pretende investir no Pronatec, até 2014, cerca de R$ 24 bilhões. Serão cerca 8 milhões de vagas em cursos de formação técnica profissional para estudantes do ensino médio de escolas públicas e para trabalhadores de todo o país.










Fonte: Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

;