sábado, 29 de setembro de 2012

SEDU realiza a última etapa do Programa Bolsa Estágio 2013


A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) publicou nesta sexta-feira (28), no Diário Oficial, o edital da última etapa do processo seletivo para o Programa Bolsa Estágio Formação Docente 2013, direcionado aos estudantes de Pedagogia e outras licenciaturas acadêmicas

As inscrições devem ser feitas a partir desta segunda-feira (1º) exclusivamente pelo site www.ciee-es.org.br.

Neste
processo seletivo serão ofertadas 500 vagas destinadas as Superintendências Regionais de Educação (SREs) de Afonso Claudio, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Carapina, Cariacica, Colatina, Guaçuí, Linhares, Nova Venécia, São Mateus e Vila Velha.

Para participar, os candidatos devem preencher a ficha de inscrição on-line, confirma - lá e imprimir o formulário. Em nenhuma hipótese será permitida a alteração das informações preenchidas na ficha, após o seu envio.


Outro pré-requisito exigido é estar regularmente matriculado a partir do 4º período de Licenciatura em Pedagogia (na data do estágio), em instituições públicas ou privadas devidamente regularizadas, além de ter, no mínimo, 70% de aproveitamento na faculdade e a classificação será pelo coeficiente na instituição.


O valor da bolsa é de R$ 483,88 o mais vale-transporte. A jornada será de 04 horas diárias, totalizando 20 horas semanais. O início das atividades está previsto para fevereiro de 2013.


Além da Pedagogia, nesta etapa estudantes de cursos com licenciatura em áreas da Letras, Física, Matemática, Artes, Ciências, Biológicas, Educação Física, História, Filosofia, Geografia, Sociologia e Química, também poderão participar do processo seletivo. Os futuros professores vão poder atuar em turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental.


O resultado final será publicado a partir do dia 22 de outubro nos
site da Sedu, do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e nas SREs. Os estudantes classificados serão chamados conforme o quantitativo de vagas por município e área de licenciatura.

Durante as três fases do programa, foram oferecidas um total de mil vagas, que comtemplaram universitários de todas as regiões do Espírito Santo.


Sobre o programa


Com o investimento de R$ 7,13 milhões, a iniciativa tem por finalidade contribuir para a formação profissional dos futuros professores, estreitando as relações entre teoria e prática. Trata-se de um programa de apoio ao estágio de estudantes dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, que tem por objetivo geral a crescente melhoria da qualidade do ensino no Espírito Santo, por meio do aperfeiçoamento contínuo da formação inicial dos docentes.


Ao todo, 113 escolas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede pública estadual já estão aptas a receber os estagiários e 26 instituições de ensino superior já aderiram ao programa.


Neste semestre estão sendo oferecidas 500 vagas destinadas a estudantes do curso de Pedagogia e para os demais cursos de licenciatura, tais como Matemática, Letras e Ciências Biológicas.


A oferta das bolsas provém de um trabalho iniciado pela Sedu, em 2009, junto com a Fundação Carlos Chagas. Naquele ano, foi realizada uma pesquisa com as Instituições de Ensino Superior que promovem, no Espírito Santo, a formação inicial dos profissionais da Educação. A pesquisa teve como objetivo, entre outros, levantar questões pertinentes ao currículo dos cursos de Pedagogia, Letras, Ciências Biológicas e Matemática, e apontou algumas fragilidades no processo de formação inicial dos futuros profissionais da educação.


Identificou-se, por exemplo, fragilidade de conhecimentos relativos à educação profissional específica das disciplinas que abordam os conteúdos da escola básica, as didáticas, as metodologias e as práticas de ensino, bem como a organização, o funcionamento, a orientação e o acompanhamento do estágio supervisionado.


Em 2010, o Governo do Estado, de posse do resultado da pesquisa, achou por bem contribuir com a formação inicial dos futuros professores e assinou o Decreto 2563-R, regulamentando o Programa Bolsa Estágio Formação Docente nas escolas da rede estadual de ensino. Esse programa será realizado pela Gerência de Formação (Gefor) da Sedu, Subsecretaria de Estado de Planejamento e Avaliação (Sepla), em cooperação com as instituições de ensino superior.


Escolas Estaduais



Informações Adicionais:

(27) 3232-3200
(27) 3636-7667










Fonte: Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

;