quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Ufes abre 185 vagas de Cursos de Mestrado, Doutorado e Graduação no Exterior


Serão disponibilizadas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), até o mês de dezembro deste ano, 185 vagas entre mestrado, doutorado e bolsas para estudantes que desejam passar alguns meses da graduação estudando no exterior.

As inscrições estão abertas para os cursos de Ciências Fisiológicas (doutorado), Direito Processual Civil (mestrado), Geografia (mestrado) e Informática (doutorado). Os interessados devem procurar o colegiado de cada uma dessas áreas para participar da seleção.

A Secretaria de Relações Internacionais da Ufes também oferece bolsas de graduação-sanduíche, por meio do Programa Ciência sem Fronteiras na Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, Holanda e Reino Unido. As inscrições vão até esta sexta-feira (14).

Os interessados precisam preencher requisitos como ter bom domínio da língua (com a nota mínima estabelecida na Chamada Pública referente ao país de destino escolhido) e perfil de excelência acadêmica, baseado no coeficiente de rendimento acumulado, que deve ser no mínimo seis; além de ter, no máximo, três reprovações, entre outros critérios.

As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1/. O candidato deve comparecer ainda na Secretaria de Relações Internacionais, localizada no 2º andar do prédio da Reitoria, no campus de Goiabeiras, onde deve apresentar o formulário de inscrição e os documentos exigidos.

Por meio do programa, a Ufes já enviou em 2012, 50 alunos para países do exterior.

Vestibular de Inverno

Matrículas em Alegre e São Mateus

Acontecem na próxima segunda (17) e terça-feira (18), das 08 às 12 horas, as matrículas dos alunos aprovados no Vestibular de Inverno, para os cursos oferecidos pela Ufes nos campi de Alegre e São Mateus. Foram oferecidas 750 vagas para o segundo semestre de 2012.

A Ufes alterou apenas o horário de inscrição para os cursos de Física e Matemática do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes). As matrículas para esses cursos devem ser realizadas das 14 às 17 horas, na próxima segunda-feira (17). Antes de comparecer ao campus, o candidato deve acessar o site da Prograd, cujo endereço eletrônico é www.prograd.ufes.br, e preencher o cadastro.

No dia da matrícula, serão exigidos os seguintes documentos: cópia autenticada do histórico escolar do ensino médio, carteira de identidade, título de eleitor e certificado de reservista (para maiores de 18 anos), CPF, uma foto 3x4 e comprovante de vacina antitetânica para os aprovados em Agronomia.

Matrícula no Campus de Alegre:
17/9 - Agronomia, Ciências Biológicas (licenciatura/noturno), Sistema de Informação (noturno) e Química (licenciatura/noturno)
18/9 - Sistema de Informação (noturno), Química (licenciatura/noturno), Farmácia (noturno), Ciência da Computação e Engenharia Industrial Madeireira

Matrícula no Campus de São Mateus:
17/9 - Ciência da Computação (diurno), Ciências Biológicas (licenciatura/noturno), Física (licenciatura/noturno)
e Matemática (licenciatura/noturno)
18/9 - Química (licenciatura)

Mestrado e doutorado
Administração (mestrado) - 1/10 a 8/10
Arquitetura (mestrado) - Até 26/10
Biologia Animal (mestrado)  - 1/10 a 31/10
Biologia Animal (doutorado) - 1/10 a 31/10
Ciências Fisiológicas (doutorado) - Fluxo Contínuo
Direito Processual Civil (mestrado) - Até 31/10
Educação (mestrado) - 24/9 a 27/9
Educação (doutorado) - 24/9 a 27/9
Geografia (mestrado) - Até 4/10
Informática (doutorado) - Fluxo contínuo
Política Social (mestrado) - 17/9 a 21/12
Política Social (doutorado) - 17/9 a 21/12

Graduação sanduíche
Engenharias e demais áreas tecnológicas
– Ciências Exatas e da Terra
– Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde
–Computação e Tecnologias da Informação
– Tecnologia Aeroespacial
– Fármacos
– Produção Agrícola Sustentável
– Petróleo, Gás e Carvão Mineral
– Energias Renováveis
– Tecnologia Mineral
– Biotecnologia
– Nanotecnologia e Novos Materiais
– Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais
– Biodiversidade e Bioprospecção
– Ciências do Mar
– Indústria Criativa (de acordo com a descrição contida na Chamada Pública escolhida pelo candidato)
– Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva
– Formação de Tecnólogos










Fonte: Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

;