sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Governo do ES oferece 19.500 vagas de Cursos gratuitos em 2013



-->

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (SECTTI), vai oferecer em 2013 um total de 19.500 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos pelo Programa Qualifica Trabalhador, Programa de Formação Inicial e Continuada (Profic) e pelo Sectti/SenaiOs cursos estão previstos para começarem no primeiro semestre de 2013.

O Programa Qualifica Trabalhador oferta cursos dequalificação inicial, básica e intermediária, para preparar os profissionais capixabas para o crescimento e desenvolvimento do Estado. O programa possui três modalidades: Qualifica Trabalhador (Estado Presente), Plano Territorial de Qualificação PlanTeQ e o Projovem Trabalhador.

O Programa de Formação Inicial e Continuada (PROFIC) contribui para aprevenção e a redução da criminalidade, além de oferecer cursos gratuitos em áreas de vulnerabilidade social. Também é oferecido em três modalidades: Profic Infraestrutra, com cursos ofertados na área de construção civil; Profic Mulher, com oferta de cursos nas áreas de maior atuação feminina e; o Profic Para Transformar, que atua com capacitação para ressocialização de presidiários. Os interessados em participar de um desses cursos do programa devem ter idade mínima de 18 anos.

Já o acordo Sectti/Senai  visa aqualificação de mão de obra com a oferta de 10 mil vagas em 14 cursos gratuitos presenciais, semipresenciais e a distância. São eles: Eletricista Instalador Predial; Encanador Instalador Predial; Almoxarife; Mestre de Obras; Auxiliar Administrativo; Confeiteiro; Auxiliar de Operações Logísticas; Pintor de Obras; Pedreiro de Alvenaria; Armador de Ferragens; Mecânico de Manutenção Motocicletas; Operador de Microcomputador, Aplicador de Revestimento Cerâmico e Soldador.

 Confira as oportunidades!





Programa Qualifica Trabalhador

- Qualifica Trabalhador (Estado Presente)
Os cursos visam integrar esforços para intervir na criminalidade local ocasionada por drogas, violência e exclusão social, além de trabalhar na inserção do cidadão no mercado de trabalho gerando renda.

Vagas: mil oportunidades para os cursos nas áreas de comércio, serviços, confecção, construção civil, metal mecânica, agricultura e indústria.

Onde: nos bairros de Terra Vermelha, Feu Rosa, São Pedro, Nova Rosa Da Penha, Nova Bethânia, Carapina, Jacaraípe, Santa Rita, Planalto Serrano, Santo Antônio, São Torquato, Nova Almeida, Soteco, Flexal, Castelo Branco, Novo Horizonte, Vale Encantado, Ilha Do Príncipe, Padre Gabriel, Marcílio De Noronha, Interlagos, Vila Nova, Village Da Luz e Zumbi, Barra Do Riacho, Ayrton Senna, Conceição da Barra, Jaguaré, Pedro Canário, Sooretama e Baixo Guandu.

Critérios de Inscrição: podem participar moradores dos bairros onde o curso é oferecido,sendo dada a preferência às pessoas de menor renda e menor escolaridade, mais vulneráveis socialmente e com maior dificuldade de acesso ao mercado de trabalho.
Inscrições: Para participar é só fazer o cadastro em uma das Agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Estado, onde o trabalhador será encaminhado aos cursos e ao emprego.



Plano Territorial de Qualificação (PLANTEQ)
Financiado com recurso do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) este plano é a ponte entre o Trabalho, a Educação e o Desenvolvimento, considerando a qualificação um direito do trabalhador e instrumento de inclusão e aumento de sua permanência no mundo do trabalho.

Vagas: vão ser oferecidas mil vagas para cursos nas áreas deconfecção, embelezamento pessoal, construção civil, logística, entre outros.

Inscrição: A preferência será dada para aqueles com  menor renda, menor escolaridade e com maior dificuldade de acesso ao mercado de trabalho. Para participar, o candidato deve ser cadastrado em uma das Agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Estado, onde o trabalhador será encaminhado aos cursos e ao emprego.



Projovem Trabalhador
Tem por objetivo a formação profissional de jovens no Espírito Santo.

Vagas: 8.500 oportunidades nas áreas de Administração, Agro Extrativista, Alimentação, Arte e Cultura, Construção e Reparos, Revestimentos e Instalações, Madeira e Móveis, Pesca/Psicultura, Serviços Pessoais, Telemática, Transporte, Turismo e Hospitalidade.

Onde: nas 10 (dez) microrregiões do Estado: Fundão, Viana, Cariacica, Guarapari, Itarana, Itaguaçu, Santa Leopoldina, Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo, Marechal Floriano, Brejetuba, Laranja da Terra, Anchieta, Piúma, Iconha, Rio Novo do Sul, Marataízes, Alfredo Chaves, Presidente Kennedy, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Apiacá, Atílio Vivacqua, Muqui, Muniz Freire, Divino de São Lourenço, Jerônimo Monteiro, São José do Calçado, Dores do Rio Preto, Bom Jesus do Norte, Ibitirama, Irupi, Aracruz, João Neiva, Ibiraçu, Linhares, Rio Bananal, Colatina, São Roque do Canaã, Marilândia, Governador Lindemberg, Alto Rio Novo, São Domingos do Norte, Vila Valério, Boa Esperança, Ponto Belo, Mucurici, Montanha, São Mateus, Água Doce do Norte, Mantenópolis, Águia Branca, Nova Venécia, Barra de São Francisco, Vila Pavão.

Inscrições: podem participar jovens entre18 e 29 anos, que sejam de famílias com renda per capta de até meio salário mínimo.

Ajuda de custo: Cada aluno receberá uma bolsa auxílio de R$ 600. 




Programa de Formação Inicial e Continuada (PROFIC)
Vagas: vão ser oferecidas 3800 oportunidades em diversos cursos.
Onde: nos bairros de Terra Vermelha, Feu Rosa, São Pedro, Nova Rosa Da Penha, Nova Bethânia, Carapina, Jacaraípe, Santa Rita, Planalto Serrano, Santo Antônio, São Torquato, Nova Almeida, Soteco, Flexal, Castelo Branco, Novo Horizonte, Vale Encantado, Ilha Do Príncipe, Padre Gabriel, Marcílio de Noronha, Interlagos, Vila Nova, Village da Luz e Zumbi, Barra do Riacho, Ayrton Senna, Conceição da Barra, Jaguaré, Pedro Canário, Sooretama e Baixo Guandu.
Critérios para inscrição:  Para participar o candidato deve ter, no mínimo, 18 anos, e morar em um dos bairros onde os cursos são oferecidos. 




Acordo SECTTI/SENAI

Vagas: 5.200 oportunidades em cursos de Eletricista Instalador Predial; Encanador Instalador Predial; Almoxarife; Mestre de Obras; Auxiliar Administrativo; Confeiteiro; Auxiliar de Operações Logísticas; Pintor de Obras; Pedreiro de Alvenaria; Armador de Ferragens; Mecânico de Manutenção Motocicletas; Operador de Microcomputador; Aplicador de Revestimento Cerâmico e Soldador.
Critério de Inscrição: Para participar é necessário ter, no mínimo, 16 anos.












Fonte: Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

;